sábado, 8 de outubro de 2011

Açai e suas Propriedades

Açai e suas Propriedades
PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO AÇAI

O Açai é bastante consumido por atletas,  possui propriedades nutricionais e valor calórico incontestáveis. É rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E e minerais, além de apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas, recomendados ao controle do colesterol. Favorece ainda a circulação do sangue e melhora as funções intestinais.
Na região amazônica, a polpa de açaí é empregada inclusive como ingrediente básico: em refrescos e sorvetes, engrossado com farinha d´água ou de tapioca, acompanhando peixes, camarão seco, carnes, arroz e feijão.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.
As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

4 comentários:

  1. Açaí e do Nordeste ? Tenho que levar uma comida, doce , fruta típica Para escola e eu vou levar Açaí Só que não a fruta o açaí batido cera que serve ?

    ResponderExcluir
  2. não meu amigo!
    O Açaí é da região amazônica, mas precisamente da bacia amazônica!

    ResponderExcluir
  3. Eu bem sei, sou daqui de Manaus e açaí com farinha d' água ou tapioca é como tambaqui na brasa não dar tempo, uma delícia!

    ResponderExcluir
  4. a amazonia nao produz tanto açai como no pará e por isso que no municipio que moro e conhecido como capital mundial do açai.

    ResponderExcluir

Seguidores

Mais Visitados

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"